A+ a-
Home > Notícias > Institucional > Linha Amarela tem faixa reversível nos dias úteis, das 6h às 9h

Linha Amarela tem faixa reversível nos dias úteis, das 6h às 9h

Motoristas devem ficar atentos ao acesso à pista exclusiva em direção ao Fundão

Quarta-feira, 06 de outubro de 2021

Com o objetivo de aumentar a fluidez do trânsito na Linha Amarela durante o horário de pico matinal, a Lamsa, concessionária que administra a via, retomou a operação da faixa reversível no trecho entre a Praça do Pedágio e a Avenida Brasil, no sentido Fundão. O serviço funciona nos dias úteis, das 6h às 9h. A reversível, cuja montagem é uma determinação da Prefeitura do Rio de Janeiro, é uma alternativa exclusiva para carros de passeio, com circulação proibida de motocicletas, ônibus e veículos de carga.

Para acessar a faixa reversível, os motoristas devem ficar atentos já na escolha das cabines na Praça do Pedágio. Neste horário, quem utilizar as pistas automáticas com a tag deve optar pelo lado esquerdo, no sentido Fundão. Já os usuários das cabines manuais - que efetuam o pagamento em dinheiro, por aproximação ou no cartão de débito e crédito - devem seguir em direção às cabines 13 e 14.

A velocidade máxima permitida dentro da pista reversível é de 60 km/h. As equipes da concessionária ficarão responsáveis pela operação, acompanhando o funcionamento e orientando os motoristas.

A reversível se estende até a altura da Avenida Brasil. Porém, quem opta por utilizá-la só consegue pegar a saída 9B, para a Avenida Brasil, no sentido Baixada. Neste trecho, o motorista que deseja ir para o Centro deve pegar o acesso para a Linha Vermelha. Não é possível seguir pela saída 9A, para a Avenida Brasil, sentido Centro.

Para garantir a segurança do motorista, a concessionária reforçou a comunicação ao longo da via com orientações sobre o retorno do serviço. Além de instalação de placas informativas, sinalização e faixas delineadoras, foram implantados dispositivos de segurança, como semáforos bidirecionais que são acionados por rádio frequência quando a faixa reversível está em operação, acendendo o vermelho para o lado revertido e o verde para o novo sentido de tráfego.

Pistas automáticas: uso consciente na Linha Amarela

Com foco na segurança do trânsito, a Lamsa também promove uma campanha educativa para os motoristas que trafegam pela Linha Amarela. Com o nome “Passar na boa”, a ação tem como objetivo informar, conscientizar e mobilizar os clientes quanto ao uso correto das pistas automáticas na Praça do Pedágio. A ideia é contribuir para a redução das paradas de veículos, diminuindo o risco de acidentes e evitando multas. Atualmente, em média, mais de 84 mil veículos são parados, por mês, nas pistas automáticas da via expressa. Entre os principais motivos estão falhas e bloqueios nas tags e, até mesmo, a falta do dispositivo eletrônico.

A pista automática é exclusiva para veículos com tags válidas instaladas obrigatoriamente no para-brisa. Para que a via continue com uma travessia mais rápida, é fundamental que os usuários estejam com a tag válida e só acessem a pista expressa desta forma. Caso o dispositivo não esteja funcionando, o pagamento da tarifa deverá ser realizado nas cabines manuais em dinheiro, por aproximação com dispositivos com a tecnologia de NFC, e com cartões de débito e crédito.

Os clientes que utilizam a pista automática de forma indevida, sem a tag válida, estão sujeitos à multa, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, a evasão de pedágio, no caso de não pagamento da tarifa, é uma infração grave e também gera multa.

Confira o que pode interferir na passagem do veículo pela pista automática:
- Não possuir tag;
- Estar com a tag descolada do para-brisa;
- Estar com pendências contratuais junto à operadora;
- Estar com a tag cadastrada em veículo que não seja o que se encontra dirigindo;
- Estar com a placa do veículo desatualizada junto à operadora;
- Estar com mais de uma tag vinculada ao veículo;
- Estar com mais de uma tag fixada ao para-brisa;
- Estar com a tag pré-paga sem crédito ou no período que o crédito ainda não foi carregado;
- Estar acima da velocidade indicada para a pista automática.

Últimas Notícias